Uso de lentes de contato com Segurança  

Lentes de contato e a saúde dos seus olhos juntos

Saiba porque é impossível estar seguro da saúde dos seus olhos sem seu exame feito corretamente

Consultório Dr. Márcio Vargas de Figueiredo

Rua Treze de Maio, 257 Sala 33

tel 3011 0163 

   

         Suas lentes de contato são encomendadas no consultório, virão juntamente com lentes de teste. Seu grau será reexaminado especialmente para lentes de contato, ou seja não é automaticamente o mesmo grau que para óculos. Dos óculos você leva a receita e vai comprá-los, e porque das lentes de contato não há essa receita ? Justamente porque seu médico ainda não sabe qual é a melhor lente para especificamente o seu olho, antes que ele faça o exame de lentes de contato. Para fazer esse exame, as lentes de contato são usadas. Por isso que são adquiridas diretamente no consultório, serão material necessário para exame. Tudo que fazemos não é apenas para saber se um paciente pode começar a usar, mas para renovar cada troca de lentes de contato. Para lhe dar mais segurança, mais do que confiar apenas no fato de que você sente que está tudo bem, seus olhos passam regularmente sob os equipamentos e exames do seu oftalmologista que procura sinais que muitas vezes não são possíveis de você perceber sem ajuda.

                                      Entenda como é feito:

         Dr. Márcio Figueiredo faz seu exame para óculos com um aparelho que se chama Refratômetro de Greens , ele faz uma simulação dos óculos . Sempre que vamos trocar de óculos fazemos novamente o exame para óculos. Quando quermos lentes de contato, elas têm seu exame próprio. O exame para lentes de contato é feito no consultório do Dr. Márcio Figueiredo pois depende de aparelhos e exames que são de uso exclusivo do oftalmologista. Se quiser usar lentes de contato, solicite um exame para isso. Assim, uma lente de contato é colocada no seu olho. O exame de grau é refinado apropriadamente para as lentes de contato. Além disso seu olho é examinado em um aparelho chamado biomicroscópio que mostra como a lente fica quando está tocando nos seus olhos. Se tudo estiver bem adaptado, a saúde dos seus olhos não será prejudicada e aí sim vai usar as novas lentes.  A cada nova consulta é repetido o exame para óculos e do mesmo modo quem já usa lentes, também novo exame de lentes é necessário onde a saúde de sua córnea e do olho em geral é reavalidada no consultório do Dr. Márcio Figueiredo.  Quem apenas compra óculos de farmácia ou do mesmo modo lentes de contato fora do consultório, as quais não se acompanham de nenhum exame, corre risco de estar sofrendo alergias, infecções ou doenças graves que não irão dar sintomas como glaucoma e não estarão percebendo. Quem gosta de lentes de contato, em alguns casos é uma pessoa que tem por exemplo uma miopia mais alta, se ele fica refazendo compra de lentes de contato fora do consultório, fica sem acompanhamento do seu especialista, pode sofrer um descolamento de retina e perder a visão sem saber o que lhe causou esse mal.

Cuidados que protegem seus olhos

   Sempre lave e enxágue e seque bem as mãos antes de manusear lentes de contato

Não use lentes de contato ao usar piscina. Retire as lentes antes de tomar banho.  Evite o contato da sua lente com água. Assim está evitando que microorganismos se instalem na lente de um modo que nem mesmo seu produto de lentes conseguirá limpar.

  Pode ocorrer irritação nos olhos se a lente entrar em contato com cosméticos, loções sabonetes, cremes, etc. . Se for usar aerosol , como spray para o cabelo , mantenha os olhos fechados até o fim do uso do spray.